Comercial
(11) 4967-8410
Assistência Técnica
(11) 4967-8400

Na hora que precisa de remédio, vai de genérico ou de original?

Estou no mercado de outsourcing de impressão e gestão de informações e documentos, tempo suficiente para saber que assim como o remédio genérico está para o medicamento de referência, o cartucho de toner compatível está para o cartucho original.

Apesar de iniciar o texto dessa maneira, não quero que você entenda que estou defendendo o uso de uma tecnologia em detrimento da outra, pois não estou. Toner original é original e ponto final. Estudado, desenvolvido e produzido pelo fabricante das impressoras, os toner originais tendem a oferecer menos tempo de parada para seus respectivos equipamentos, o que resulta em excelente qualidade de imagem e produtividade. Mas quem foi que disse que o toner compatível não oferece os mesmo benefícios?

Pois é, acredite, os cartuchos compatíveis oferecem tantas qualidades e benefícios quanto os cartuchos originais e não são poucas as vezes que chegam a apresentar durabilidade maior. As fábricas, geralmente localizadas na Ásia, especialmente China, tem investido uma grande fortuna todos os anos no aperfeiçoamento e desenvolvimento de novas tecnologias. As linhas de produção contam com inúmeras etapas de validação e testes de qualidade, proporcionando excelente qualidade de imagem, alta durabilidade e máxima produtividade. Caso queria conferir, sugiro assistir à este vídeo.

Mas atenção, estou falando de toner e demais insumos compatíveis e não de recarga. Há uma enorme distância entre estes dois tipos de insumos. Enquanto que o toner compatível trata-se de uma peça nova, nunca antes utilizada, o suprimento recarregado se aproveita da carcaça e engrenagens de um cartucho de toner usado, que atingiu seu limite de utilização, recebe novo pó sem o menor critério de fabricação, desconsiderando as especificações mínimas de qualidade do fabricante e segue de volta para o mercado. Então, não confunda toner recarregado com compatível, nunca. Muita gente vai dizer que é tudo a mesma coisa, mas das duas possibilidades, uma, ou estão mal informados ou mal intencionados.

Enfim, como comentei, não estou aqui dizendo que um tipo de suprimento é melhor que o outro, creio que cabe a cada profissional avaliar isto na hora de contratar um serviço de outsourcing de impressão, mas sem deixar de considerar muitos outros pontos, entre eles:

  • Existe no contrato do parceiro que você escolheu, uma clausula que limite o valor da página impressa contratado a 5% de área de cobertura no papel? Se sim, corra disso, pois no Brasil, a média de cobertura por página impressa é de algo em torno de 12%. Sei porque esta é a nossa realidade aqui, na RP Prime. O problema disso é que você contrata um serviço achando que está pagando um preço justo e meses depois, por força de contrato, terá de encarar um reajuste não previsto no seu orçamento ou comprar os cartuchos de toner adicionais, separadamente.
  • O fornecedor escolhido, disponibiliza algum software de monitoramento do consumo dos insumos, capaz de gerar alertas de desperdícios ou trocas antecipadas? É importante para medir inclusive a área de cobertura, mas para além disso, garantir que o estoque reserva de suprimentos nunca fique em um limite que ofereça risco de parada.
  • Qual o nível de satisfação dos clientes deste parceiro? Na dúvida, converse com alguns verifique se o tempo de atendimento é compatível com o contratado e ainda que seja, é satisfatório? Verifique com ele quais os pontos de melhoria no atendimento, ele espera do fornecedor. Vale a pena perguntar se ele já sofreu algum tipo de restrição ou ônus por ter, eventualmente, utilizado mais toner do que o previsto por motivo de área de cobertura.

Finalmente, na hora de escolher entre compra e locação dos equipamentos, toner original ou compatível, avalie bem o parceiro, sua estrutura, mas não entenda estrutura por tamanho e sim a capacidade de entregar com agilidade, transparência, ética e qualidade.

Saudações!

por: Rogério Lucatelli

Entre em contato agora e tire todas as suas dúvidas, temos a solução completa para a sua empresa!

Desenvolvimento 7ways